domingo, 5 de junho de 2016

A festa junina dos contos de fadas e dos carros velozes...





Dentro do Projeto "As minhas, as suas, as nossas raízes", desenvolvido com a turma da Pré-escola B (turno da tarde), realizamos na última semana pesquisas acerca das origens das comemorações juninas - uma importante manifestação da cultura brasileira. A partir de nossas pesquisas sobre  a temática, levei para a sala pedaços de tecidos coloridos, de diferentes cores e texturas (chitas, tules, juta...) para enriquecer as brincadeiras e as explorações das crianças.
Logo os tecidos se transformaram em vestidos e roupas de princesas; personagens que estão sempre presentes no imaginário das crianças do grupo e que povoam suas brincadeiras.
De repente, as crianças começaram a organizar uma história, que se tornou em uma "peça teatral". O roteiro foi ditado para a professora, que auxiliou na organização do espaço para a sua realização.
A atividade retrata o modo como as crianças veem e interpretam o mundo e a cultura, misturando elementos dos conhecimentos construídos por meio das pesquisas relacionadas às comemorações juninas e do imaginário infantil. A experiência sugere um outro olhar da professora que trabalha com a infância sobre aquilo que a criança constrói e aprende junto com seus pares.

O vídeo foi produzido sem qualquer orientação que pudesse influenciar a inventividade e a espontaneidade das crianças. A maneira como as gravações foram feitas possibilitou reflexões importantes sobre os modos como o corpo e a memória criam e orientam sentidos diversos e dão voz ao imaginário infantil. As imagens rápidas, disformes e confusas captadas pela câmera sugerem a ideia não linear de tempo: o momento oportuno... que significa deixar BRINCAR, que significa RESPEITAR A INFÂNCIA.
Uma brincadeira, por mais banal que pareça a um adulto, por mais caótica que seja em termos de organização... pode tomar toda a concentração da criança. E, neste momento em que nada a distrai, ela vivencia uma dimensão do tempo que precisa ser considerada no processo educativo:  O TEMPO DA EXPERIÊNCIA;  quando estamos completamente absorvidos pelo momento presente, vivenciando a sua intensidade e não sua duração.


"A Festa Junina dos contos de fadas e dos carros velozes"
Roteiro: Luiza, Sara, Amanda, Jordana, Rayssa, Isabela, Marcela
Figurinos: Luiza, Sara, Amanda, Jordana, Rayssa, Isabela, Marcela
Cenário: Luíza, Amanda (fogueira)
Adaptação: Igor e Nícolas (que mudam os personagens no meio da peça... :D)
Auxiliares de produção:  Prof Ju e Prof Débora 

" Existe também uma outra infância! Que habita outra temporalidade! Outras linhas! A infância minoritaria. Essa é a infância como experiência! Como acontecimento! Como ruptura da história! Como revolução! Como resistência e como criação..." (Kohan, W.O, 2010)

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