Objetivos
- Estimular o desenvolvimento emocional e as etapas da construção do objeto permanente;
- Trabalhar aspectos relativos a identidade;
- Reconhecer os colegas pelo nome;
- Estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
- Desenvolver atitudes leitoras;
- Estimular o desenvolvimento motor, noções matemáticas e espaciais.
Quando nasce, o bebê percebe a mãe como uma extensão de seu corpo. Também não tem ideia de que as coisas não desaparecem quando ele não as vê. Isso começa a mudar quando a criança entra no processo de individualização, que ocorre por volta dos 7 meses. Neste periodo, o bebê tende a rejeitar o colo e os cuidados de outras pessoas e a pensar que a mãe deixou de existir quando ela sai de seu campo de visão (por isso o choro quando fica na escola, lembram???). Isso deixa o bebê aflito e traz uma sensação de insegurança, um desenvolvimento psíquico que só se completará por volta dos 3 anos. As primeiras manifestações visíveis ocorrem no oitavo mês, quando a criança demonstra ter mais dificuldade para deixar a mãe (angústia do oitavo mês), chorando e rejeitando até pessoas conhecidas.
Para trabalhar a questão do "objeto permanente", planejamos uma situação de aprendizagem com o livro "Cadê?", de Guto Lins, para que os bebês percebam e compreendam que um objeto ou uma pessoa não desaparecem quando eles não estão vendo. Além do livro, utilizamos como recurso uma caixa de papelão (como adoram caixas!!) para brincar de esconder e encontrar os colegas. Uma atividade simples, mas carregada de significado e diversão para os pequenos! :)
♥
A atividade começa com o encantamento pelo livro... as cores, a textura das páginas...o colorido das imagens. É importante estar atento a entonação e ao tom de voz na leitura. A leitura é um hábito importante que deve ser estimulado desde os primeiros meses de vida, pois, mesmo que nem sempre compreendam o enredo da história, essa situação de aprendizagem coloca o bebê em contato com outras dimensões da linguagem oral e escrita, fundamentais para o seu desenvolvimento.
Quando sentei no tatame com o livro, as primeiras interessadas foram a Julia Yasmim e a Sophia. Coloquei-as no colo e deixei que explorassem o livro, sentissem a textura das páginas, observassem as imagens coloridas. Este foi o procedimento com todos os bebês. Depois, passei a folhear o livro e contar a história.
O Pedro ouve a leitura e resolve se aproximar... |
Em seguida, a Lauren vem pedir um colinho... já interage com o livro e ouve a história
Olha o Pedro de novo! Ele ia e vinha... entrando no jogo do Cadê...
Aos poucos, os outros bebês foram se aproximando...
E, sim!!!! Virou uma roda de leitura!
O Miguel Voit e o Miguel Ganguilhet permaneceram por mais tempo atentos à leitura. O Miguel Voit interagiu, entrando na brincadeira do "Cadê?". O Miguel Ganguilhet gostou tanto do boi que decidiu dar uma beijoca! :) ♥
A Anelis achou o sapo! :)
Dando sequencia a atividade, confeccionei uma caixa para que as crianças pudessem brincar de esconder...
E como eles adoram caixas, foi uma festaaaa!!!! Enjoy!
E se esconder! Cadê???
Quem será que tá na caixa, Miguel???
É a Anelys!!!! :)
Cadê a Julinha???? Sumiuuuuu
Achei profe!!!
"Migueeel!"
E agora??? quem será que está dentro da caixa???
"Quem vai primeiro??? Eu! Não...eu! :D |
"Cadê a Sophia???" |
"Cadê o Miguel, Sophia? "
ACHOOOU!!!
o Pedro chegou para procurar...
A Maíra vai procurar :D
Agora a Maíra se esconde....cadê, Pedro??
Achou!!!
A Maria Eduarda também quis se esconder...mas não gostou muito da experiência... e foi fácil para a Maíra encontrá-la.
E o Matheus??? CADÊ???
Olha a cara e a faceirice do Matheus se escondendo!!! ♥ ♥ ♥
Levou um companheiro...o Ben! :p
CADÊ!!?
E o Pedro, outra vez, encontrou!!!
Quem será que tá na caixa, Miguel???
É a Anelys!!!! :)
"Aí, Anelys! Eu to com vontade de esconder o chinelo da profe..."
É por isso que eu não acho meu chinelo... :D |
Achei profe!!!
"Migueeel!"
Eu to aqui!!! ♥
Oi Julia!!!! ♥
E agora??? quem será que está dentro da caixa???
"BUUUUU" :D
Em outro momento, as explorações foram feitas com a caixa deitada, onde as crianças não necessitavam da ajuda da professora...
Cadê o Miguel??
Esperei que a caixa deixasse de ser a principal atração da sala e escondi dentro dela um brinquedo sonoro, para que as crianças procurassem...
Cadê o Miguel??
Esperei que a caixa deixasse de ser a principal atração da sala e escondi dentro dela um brinquedo sonoro, para que as crianças procurassem...
"ainda não é esse"
A Sophia encontrou, mas estava mais interessada em explorar o interior da caixa, deixando o brinquedo de lado...
A Julia pega o brinquedo...mas a caixa é a grande estrela da manhã!
"Me dá, Maíra! Eu peguei primeiro!" :D
A Maira esconde o brinquedo novamente dentro da caixa, imitando a professora.
Reparem as duas espiando dentro da caixa ♥
"Peguei!!"
E assim a Maíra ficou um bom tempo, escondendo e encontrando o brinquedo na caixa.
Pedro resolve se juntar à Maíra na brincadeira de esconder e achar o brinquedo...
De repente, o brinquedo parou de tocar... "O que aconteceu?"
A Maíra pegou... e a professora deu corda novamente
E a brincadeira começou de novo...
Quanta fofura reunida!!! ♥
Maravilhoso
ResponderExcluir